segunda-feira, agosto 30, 2004

Uma vila em flor...



Flores, emoção e um coração aberto ao mundo...
Campo Maior recebe todos de braços abertos...
A não perder...
um povo que canta quando fala...
e que fala quando canta...

quarta-feira, agosto 25, 2004

Chegaram as festas!...


Sexta-feira começa a "enramação" das ruas...
No sábado de manhã o sol irá acordar mais cedo para ver tamanha beleza...
As flores e a arte, de mãos dadas com a o coração de um povo...
De 28 de Agosto a 5 de Setembro...
Todos a Campo Maior...

Libertação de París


Robert Capa - Henry Cartier-Bresson - Libertação de Paris 1944

Paris celebra 60º aniversário da libertação da Alemanha

Paris celebra a partir de hoje os 60 anos da libertação da cidade da ocupação alemã, a 25 de Agosto de 1944, com um conjunto de cerimónias solenes, recordações históricas e uma festa popular.
A cerimónia inclui uma homenagem aos mortos, um desfile de carros da época e uma actuação da cantora Mireille Mathieu.
Estas comemorações são organizadas com pompa e circunstância uma vez em cada dez anos. Desta vez , revestem-se de um carácter particular porque são, para muitos dos testemunhos e actores desta página da história, a última ocasião de se agruparem em torno deste aniversário já que os jovens parisienses de 1944 são os octogenários de hoje.
Como dizia o General Charles de Gaule...
"París ultrajada, París Ocupada, París, enfim, libertada..."

segunda-feira, agosto 23, 2004

Um verdadeiro português!...


FRANCIS OBIKWELU (100, 200 metros)

«Tenho o objectivo de chegar às finais e depois ver o que acontece. Não há favoritos em finais destas. Os Jogos Olímpicos são a competição de mais alto nível onde quem chega tenta fazer o melhor possível: ficar entre os oito melhores do Mundo»

«Sinto-me triste pela forma como a Nigéria me tem tratado. Nunca me ajudaram e há dois anos o presidente da Federação dizia que não precisava do Francis Obikwelu e que tinha novos velocistas ainda melhores. Em contrapartida, Portugal tem sido excelente para mim, ajuda-me, dá-me apoio e possibilita-me que treine bem»

«Agora o meu país é Portugal e vou fazer tudo para que se lembrem sempre de mim, depois de acabar a minha carreira - e a melhor maneira de o conseguir é ganhando uma medalha em Atenas. Mantenho residência em Lisboa, gosto muito do clima , gosto muito do país. Acho que ficarei a viver lá no futuro»

«Lamento que o grego Kanterir fique de fora. Era melhor para todos e para os Jogos se ele estivesse presente.É um amigo, cheguei a dizer-lhe que lhe ganhava na casa dele...»

«Os atletas da Nigéria têm como objectivo derrotar-me a mim. É estranho, preferem correr contra mim do que lutar por uma posição e tentar ir ao pódio. A glória deles é baterem-me, enquanto eu acho precisamente o contrário.»

«Se conquistar uma medalha, vou dedicá-la aos deficientes portugueses

Bronze...


...
Rui silva conquistou a medalha de bronze nos 1500 metros dos Jogos Olímpicos de Atenas.
Esta é a terceira medalha para Portugal nestas olímpiadas.
PARABÉNS RUI!
Vale a pena lembrar que era antepenúltimo à entrada para a última volta...
E que foi o melhor nos derradeiros 400 metros...
Tácticas de campeão!?...

domingo, agosto 22, 2004

O vôo do Heroi...


A medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas e um novo record da Europa dos 100 metros.
A bandeira portuguesa desfilou no estádio olímpico e o nome de Portugal foi pronunciado por todo o mundo...
Tudo graças a Francis Obikwelu, que apesar de nigeriano, traz Portugal no coração...

Sergio Vieira de Melo


Foi a 19 de Agosto de 2003 que perdemos este homem bom...
A Deputada Ana Gomes, na causa-nossa relembra a memória de Sérgio Vieira de Melo...

"Faz hoje um ano, morreu-me um amigo Faz hoje um ano, morreu Sérgio Vieira de Mello. Um homem bom, inteligente, bonito, simpático, divertido, ambicioso, brilhante e dedicado servidor da Humanidade. Barbaramente colhido no meio duma guerra bárbara como todas as guerras são. E apagando-se em lenta agonia porque tardaram recursos de salvamento.Morreu como passou a maior parte da vida: a trabalhar pela ONU e pelos seus nobres ideais, que tantos desprezam e violam. Como Bush e os neo-conservadores que lançaram o mundo nesta guerra ilegal, injusta, escusada, baseada em mentiras, a que ainda hoje não vemos o fim, nem o sentido, depois de milhares de mortos iraquianos, americanos, britânicos e de gente todas as nacionalidades, incluindo o Sérgio e mais vinte e um companheiros da ONU.Estar em Brasilia dá-me a sensação de estar perto do Sérgio, hoje. Enfim, cada qual lambe as feridas como pode... pois sei bem que ele, além de cidadão do mundo, era muito cioso das suas raízes cariocas. Como evidenciou naquela contundente observação, pouco antes de morrer, de que compreendia a raiva dos iraquianos contra os invasores, auto-proclamados libertadores: «Eu também não gostava de ser libertado com tanques estrangeiros a passearem por Copacabana...».Logo de manhã, revivi episódios em que conspiramos com bons resultados - pouco em Genebra, bastante em Nova Iorque e muito entre Jacarta e Dili (ficam para as memórias da Indonésia que tive de pôr em pousio e espero em breve retomar).Os jornais brasileiros trazem evocações da sua memória e da vileza do atentado que o vitimou, enlutando o mundo inteiro. Há uma cerimónia no Itamaraty. E a CNN trouxe-me Genebra em directo. O Kofi Annan a contar como foi devastador para a ONU o abalo da perda do Sérgio e dos seus 21 companheiros, e a frisar que ainda está à espera dos resultados do inquérito prometido pelas autoridades americanas de ocupação, responsáveis pela segurança da ONU em Bagdad.Coitado do Kofi - envelheceu tanto! Percebia-se quanto sofre realmente e quanto lhe foi doloroso ler aquele discurso(que o Shashi Taroor provavelmente escreveu, também ele a sangrar pelo amigo perdido). As câmaras filmaram a Nane Annan, quando ele disse que só ela, talvez, saberá o que lhe custou viver este ano, desde o desaparecimento do Sérgio e dos outros 21 colegas. E evocou as vezes sem conta que é assaltado pela memória das últimas conversas que teve com eles, precisamente quando os instruiu a avançarem para o Iraque, para a morte...Meia-hora depois tocou o telemóvel. Era o meu querido Gordon Martin, correspondente do «Daily Telegraph», o decano dos correspondentes de imprensa nas Nações Unidas em Genebra. Já não falávamos há um ano, precisamente desde o funeral do Sérgio, onde a Joana o fora reencontrar. Para dizer que acabava de vir da cerimónia e tinha pensado em mim. Afinal, mesmo longe, muito longe, conseguimos estar perto dos amigos.
Ana Gomes


Vale a pena ler este poema que lhe dedica
Antonio Pinto...

talvez um dia
tenhas pensado
porque rebentariam bombas
nos subterrâneos quietos do Nevada
se havia crianças a brincar com pombas
nas praças das cidades

e abraçaste a paz

desde então
teu olhar
tua voz
teus gestos
serenaram
cruéis conflitos

Perú, Kosovo,
Moçambique,
Sudão

tantos

ainda ontem
te vimos sorrir
a liberdade do povo de Timor

e hoje

hoje a dor

a enorme dor
da tua morte em Bagdad


porque rebentou a bomba
no subterrâneo quieto
da nossa Paz?


19-08-03

segunda-feira, agosto 16, 2004

Fotos de Amália...



"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce...Deus quis que a terra fosse toda uma...que o mar unisse, já não separasse...(Fernando Pessoa )
Ela tornou o fado numa religião e levou o nome de Portugal
aos quatro cantos do mundo...Ele "deu novos mundos ao mundo"
...Amália, vista pela lente de Henri Cartier-Bresson 1955.

domingo, agosto 15, 2004

A Primeira Medalha



E já temos heroi!...

Sérgio Paulinho:
"A medalha não me passava pela cabeça"
O ciclista Sérgio Paulinho, que conquistou a primeira medalha para Portugal na presente edição dos Jogos Olímpicos, e logo uma de prata, para mais a primeira em toda a história do ciclismo, declarou aos jornalistas. "Ainda não acredito que conquistei uma medalha. Quando vim para os Jogos era um objectivo que não me passava pela cabeça. A minha função era ajudar o Cândido Barbosa, à partida o mais forte dos ciclistas portugueses. Quero dedicar a medalha à minha família. Acreditei que podia chegar ao pódio na última volta, quando eu e o Bettini alargámos a distância para o pelotão. Vinha a sentir-me muito bem e nem foi assim tão difícil. Porém, sabia que não seria capaz de bater o Paolo Bettini [no sprint final]. Para além de ser uma medalha importante para mim, também é muito importante para o ciclismo português".

Mais pormenores no... Sapo infordesporto...

sexta-feira, agosto 13, 2004

Atenas 2004



Começaram os XXVIII Jogos Olímpicos da Era Moderna.
O sonho de Pierre de Coubertin unirá os dez mil atletas que perante a chama olímpica competirão durante 16 dias.
Um hino ao desporto e à amizade entre os povos.
Para acompanhar dia a dia Atenas 2004...



quarta-feira, agosto 11, 2004

Chuva de Meteoritos ...


imagem do abrupto...


Hoje vai haver "chuva de estrelas"... Perseidas 2004
A chuva de meteoritos de Agosto, conhecida por Perseidas ocorrerá, em 2004, em boas condições de observação. A Lua está em quarto minguante, nascendo tarde e a chuva será em dose dupla, com dois picos nas noites de 11 e 12 de Agosto.
Este ano, a Terra vai cruzar o rasto de duas passagens do cometa 109P/Swift-Tuttle, a de 1862, na noite de 11 de Agosto, e a de 1992, na noite de 12 de Agosto.
As previsões apontam para que na noite de 11 de Agosto iremos assistir a uma taxa máxima de 200 meteoritos por hora. No entanto, estes serão pouco luminosos o que torna a sua visualização difícil numa cidade. Para a noite de 12 de Agosto, espera-se uma taxa máxima de 60 meteoritos por hora, com alguns bem luminosos.
Os rastos que eles deixam parecerão apontar na direcção da constelação de Perseus, daí vem o nome desta chuva: Perseidas
Mais pormenores aqui...

segunda-feira, agosto 09, 2004

Hiroshima e Nagasaki



Há 59 anos, no dia 6 de agosto de 1945, um piloto americano pintou na fuselagem do seu avião o nome de sua mãe: "Enola Gay." Depois, voou sobre o Japão e lançou a bomba atômica que matou em 30 segundos cerca de 100 mil pessoas, em Hiroshima.
A 9 de Agosto, o mesmo aconteceu em Nagasaki...
Pearl Harbor estava vingado... Foi o fim da 2ª Guerra Mundial...
Desde então as grandes potências apoiaram inumeros conflitos que ceifaram milhões de vidas em todo o mundo...
O "sucesso" foi conseguido com a *Polvora de Santa Luzia...

Hiroshima e Nagasaki permanecerão para sempre na nossa memória... Tal como o horror Nasi, tal como o altruismo de milhões que deram a vida por um ideal...
A LIBERDADE!.....

sexta-feira, agosto 06, 2004

Save the world...



Cerca de 150 mil pessoas foram já assassinadas ou mortas à forme, vítimas de um conflito que continua a ser invisível para a generalidade da opinião pública.

Peço-vos que escrevam um post sobre Darfur. Um simples post. Que publiquem um poema, uma foto ou uma imagem.
Um pedido da Rua da Judiaria... e do Algures aqui... e do Bolota X...

Um olhar...


Henri Cartier-Bresson (1908 - 2004) ...

(fotos de Estremoz, Alentejo e Alpalhão)
O Fundador, em Abril de 1947, da agência de fotografia Magnum, visitou o nosso Alentejo em 1955...
O Alentejo de ontem e de hoje visto pela lente Henri Cartier-Bresson ...
...Um dos grandes mestres da fotografia e do fotojornalismo do século XX, morreu na última segunda-feira no Sul de França, aos 95 anos de idade,
Vale a pena ler esta entrevista... dada aos 87 anos...
Vale a pena lembrar a sua vida... e rever a sua obra...



Norma jean



No dia 5 de Agosto de 1962, foi encontrada morta em casa, vítima de uma overdose. A Imprensa escreveu que se tratava de suicídio. Mas depressa o mundo conheceu outras versões. Especialmente por causa dos alegados romances com John e Robert Kennedy, que relançaram a teoria da conspiração.
Fez 30 filmes, foi capa de centenas de revistas em todo o mundo e, hoje, 40 anos após a sua morte, continua a ser uma figura mítica que os anais do cinema jamais permitirão que se esqueça.
De resto, ainda há três anos, a revista People votava Marilyn como a mulher mais sexy do século.
A vida de Marilyn em portugês... e em espanhol...

segunda-feira, agosto 02, 2004

Zeca Afonso


Em 1987, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável.
José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro, filho de José Nepomuceno Afonso, juiz, e de Maria das Dores. O povo conheceu-o como Zeca Afonso, uma das vozes da Liberdade em Portugal...
A sua música de "intervenção" foi reconhecida um pouco por todo o mundo.
Hoje, Zeca Afonso celebraria o seu 75º aniversário.

A vida e obra de Zeca Afonso aqui...
Venham mais cinco!...
Site Meter